top of page

Caminho do Saquinho - Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri é um dos mais belos cenários da Ilha de Santa Catarina. É uma unidade de conservação municipal, do tipo Monumento Natural, uma área de proteção integral que tem o objetivo de preservar a natureza, permitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais. Nesta região está o único remanescente de vegetação primária da ilha, contando inclusive com árvores centenárias. Neste cenário há algumas trilhas que podem ser realizadas para contemplar esse ambiente maravilhoso.

Uma delas é o Caminho do Saquinho, uma caminhada que já realizamos inúmeras vezes. Como o parque reabriu (estava fechado por conta da pandemia) e estamos elaborando nosso Manual do Sistema da Gestão da Segurança, retornamos para fazer o caminho levantando os perigos existentes ao longo dele. É um trabalho que visa saber todos os perigos existentes e fazer uma análise dos riscos e definir os procedimentos necessários para realização da trilha com toda a segurança. Para nós, a segurança vem sempre em primeiro lugar.

Um destaque aqui é com relação ao nível de água da lagoa, muito abaixo do que estávamos acostumados a ver. Como viemos de um período prolongado de chuvas abaixo da média, vários cursos d’água em Santa Catarina estão com níveis mais baixos. Além disso, a Lagoa do Peri tem um ponto de captação de água para o abastecimento da população, o que também influencia seu nível.

Partindo da sede da unidade, caminhamos para a direita, costeando a lagoa. Após cerca de 400 metros de caminhada há o portal de entrada para o Caminho do Saquinho.

Ao todo percorremos 5,6 km, ida e volta. O trajeto é todo por um terreno plano, não há grandes subidas ou descidas, e o terreno é acidentado, intercalando areia e terra. Até a chegada ao Saquinho, na Praia da Genoveva, há inúmeras prainhas onde é possível parar para descansar ou tomar banho. Fique atento, não há guarda vidas.


Ao atingir 1,4 km de caminhada, chegamos a um trecho onde há casas e circulação de veículos (atenção para evitar acidentes). No dia desta visita, um cão que estava nessa região, parecia nos aguardar, e foi nos acompanhando, como um guia pelo caminho.

Um pouco de História

Há milhões de anos a Ilha de Santa Catarina era um arquipélago. Com a redução do nível do mar essas ilhas foram sendo unidas através de planícies e nesse movimento a lagoa do Peri, que era uma grande enseada foi fechada e dessalinizando ao longo dos anos, até se tornar um local de água doce.

Mais recentemente, no início da ocupação europeia na região, nos séculos XVI e XVII, quando ainda havia caça das baleias, nas praias do Matadeiro e Armação ali próximas, no entorno da Lagoa do Peri existiam fazendas de criação de animais e produção de mandioca, além de engenhos de farinha. Ao longo do Caminho do Saquinho podemos encontrar algumas ruínas desses antigos engenhos.

bottom of page