Guabiruba: hospedagem e natureza na terra do Pelznickel, o papai noel do mato.

A cidade de Guabiruba está localizada no Médio Vale do Itajaí, vizinha a Brusque e a pouco mais de cem quilômetros de Florianópolis. Foi colonizada por imigrantes europeus, principalmente alemães e tem uma população de aproximadamente 25 mil habitantes.

Boa parte do seu território está na área do Parque Nacional da Serra do Itajaí, então sabíamos que teríamos uma natureza exuberante, com florestas e cachoeiras para curtir.

Outros dois motivos chamavam nossa atenção por lá: a fábrica de chocolate e a lenda do papai noel do mato. Preparamos nossas malas e escolhemos essa cidade para passar o último final de semana antes do Natal.


Como chegar.

Na nossa trip, partimos de Florianópolis de carro e seguimos primeiro pela BR 101 e depois pelas SC 410 e 108, passando pelas cidades de Tijucas e São João Batista. Esta última com vários outlets de calçados com preços acessíveis, inclusive algumas botas para trilha, foi uma parada bem interessante.

Já na chegada a Guabiruba um boneco do Pelznickel nos recebe no pórtico de entrada da cidade e merece uma foto.


Hospedagem

Ficamos hospedados, e muito bem hospedados, no Hotel Rural Sítio do Sol. Localizado a aproximadamente 6 quilômetros do centro da cidade, cercado por muita natureza, o hotel simples, mas extremamente aconchegante e acolhedor possui uma estrutura incrível, com um casarão enorme que conta com diversos atrativos para os hospedes poderem passar tempo de relaxamento e contemplação. São inúmeros ambientes onde a gente percebe a atenção a cada detalhe e que tornam a estadia muito agradável.

Há várias opções de acomodações, e para nós foi preparada uma que comportasse nós cinco juntos. Um diferencial bem importante pra gente.

As crianças curtiram cada minuto no hotel, pois além das piscinas, puderam brincar na cama elástica, piscina de bolinhas, mesas de pingue pongue e pebolim. Além, é claro, do espaço para correrem em meio a natureza. Há ainda uma pequena brinquedoteca, mas que os pequenos passaram rapidamente, preferindo estar nos locais mais abertos, mesmo assim, uma boa opção em caso de clima desfavorável.

Para os trilheiros como nós, ainda é possível fazer uma pequena trilha em meio à Mata Atlântica exuberante que nos permitiu sentir aquela sensação gostosa de apreciar o cheiro da floresta e ouvir o canto dos pássaros. Ali bem próximo pode-se também acessar outra trilha que leva ao alto do Morro São José, mais uma trilha curta e pelo que vimos, com um visual lindíssimo.

Como se trata de um hotel rural, você pode fazer um passeio até as ovelhas. As crianças amam.

Para os adultos, além das piscinas o espaço oferece dois andares com todos os tipos de sofás e redes que convidam ao relaxamento, a preguiça ou a leitura de um bom livro. Tudo isso embalados ao som dos pássaros e de fontes de água que junto com a decoração de ótimo gosto dão ao lugar uma energia indescritível.

No hotel há um restaurante que atende aos hóspedes em horários específicos e que conta com um cardápio variado e com pratos muito saborosos. O café da manhã, preparado com muito carinho é simplesmente delicioso. Se você não quiser sair para poder ficar curtindo o hotel, a estrutura atende essa opção.


Nossas atividades em Guabiruba:

Cachoeira da Lorena

Aproximadamente doze quilômetros do hotel ou nove do centro de Guabiruba, encontra-se a Cachoeira da Lorena. Uma queda d’água belíssima com acesso por uma trilhinha de cem metros e cercada de uma vegetação muito linda.

Ao parar o carro já dá para ouvir o característico sonzinho da cachoeira e ao chegar próximo sofremos aqueles segundos de assombro com a beleza do lugar. Tão pertinho da estrada e tão fácil de chegar, compensa muito.

A estrutura da cachoeira permite um gostoso banho, inclusive para as crianças, porque com uma profundidade baixa pode-se chegar até o pé da cachoeira e sentir, como diz aquela música, “a alma purificada por inteira”.




Chocolates e Sorvetes

Para repor as energias após um banho de cachoeira, conhecemos dois lugares muito especiais.

A Chocolates Caseiros San Nicolao, localizado no caminho para a Cachoeira da Lorena em uma casinha no interior que fez a gente pensar se estava no caminho certo, este local merece uma visita. Ao chegar no estacionamento já somos inebriados com o perfume do chocolate e ao entrar na loja o encanto com a diversidade de sabores, fica impossível escolher.

Além do aroma e sabor fantástico dos chocolates, o atendimento é feito com atenção e carinho.

No mesmo caminho conhecemos a sorveteria São Pedro. Fabricados na região, os sorvetes são vendidos em uma loja que conta com um bufe com tantas opções, uma melhor que a outra, que tivemos que provar vários. Outro local que recomendamos a visita.


Pelznickelplatz

Pelznickelplatz é a praça do pelznickel. Mas que diabos é isso????


Pelznickel é um personagem da cultura germânica ligada a figura de São Nicolau. Reza a lenda que enquanto São Nicolau era o bom velhinho que presenteava as crianças que se comportavam durante o ano, o Pelznickel era o seu ajudante que castigava as crianças que não se comportavam, então sim, no início o Pelznickel tinha algo de diabólico.

Suas fantasias são feitas com as bromélias conhecidas como barba-de-velho e outras plantas o que lhe rendeu o apelido de Papai Noel do Mato (a nossa cara, né?!). Essa roupa juntamente com as máscaras monstruosas dão um aspecto assustador a estas criaturas.

Obviamente que isso remonta há um tempo em que a religião católica tinha de forma muito mais exacerbada a ligação de temor a Deus e de castigo aos pecadores. Atualmente essas figuras assustadoras estão muito mais ligadas a preservação de uma cultura milenar, e que nós visitamos cientes das origens. Além disso, foi bem importante conversar com as crianças sobre o quanto esse formato de educação não é mais necessário nos dias atuais.

A Pelznickelplatz é gerenciada por uma associação e funciona em dezembro, época em que se comemora o Natal, em horários específicos, portanto é importante consultar a agenda antes de visitar o local. Chegamos uns trinta minutos antes da abertura dos portões e já havia uma pequena fila, mas em pouco tempo formou-se uma enorme fila depois de nós. Então recomendamos chegar cedo.

O local é uma estrutura com um caminho que passa por diversas atrações como São Nicolau, presépio vivo, as Christkindl que são mulheres vestidas de branco que representam o menino Jesus e que presenteiam as crianças com bolachas e balas, a casa do Pelznickel e no final do caminho, a grande atração, diversos Pelznickels, um mais horrendo que o outro, fazendo seu barulho característico e tocando sinos, deixam adultos e crianças encantados. Alguns morrem de medo, outros curtem e tiram fotos, uma experiência única e emocionante.

Para finalizar a experiência há um local com uma loja com diversas lembrancinhas do Pelzinickel e uma praça de alimentação com diversas gostosuras. Nós comemos cachorro quente com batatas fritas, mas há outras opções, inclusive chope artesanal produzido em Guabiruba.


Nossa Avaliação.


O Hotel Rural Sítio do Sol e a Pelznickelplatz foram os locais que nos fizeram decidir por conhecer Guabiruba, mas após essa rápida visita e depois de conhecer esses locais incríveis tivemos muita vontade de voltar e conhecer os outros atrativos que existem no município, como por exemplo suas trilhas e cachoeiras. Voltaremos com certeza.

114 visualizações1 comentário