top of page

Morro do Bananal - Laguna: Trilha e Camping

O Morro do Bananal está localizado próximo a cabeceira Sul da Ponte Anita Garibaldi, na cidade de Laguna, a cerca de 130 km de Florianópolis.

Visitamos este local em dois finais de semana seguidos: um por trilha para conhecer o local, e depois de carro, voltamos para acampar.


A trilha

Embora seja uma caminhada morro acima(partimos de uma altitude de 78 metros e chegamos a 260 metros)é uma trilha tranquila, feita através de uma estrada, bem demarcada e sem bifurcações.

Partimos de uma propriedade privada, onde deixamos o carro estacionado e percorremos o total de 4 km. Fizemos essa trilha pela manhã, subimos rápido, cerca de 50 minutos, e ficamos contemplando o visual lá do alto.

Para almoçar (lanche que estava na mochila) voltamos parte do caminho e escolhemos um local bem arborizado para fazer a refeição à sombra das árvores.


Camping

Após conhecer bem o local, voltamos com o objetivo de acampar. Não há uma estrutura de camping, então é bem importante planejar tudo que será necessário. Um motivo a mais que nos levou a subir de carro, pensando na estrutura necessária para passar a noite.

A subida de carro foi uma aventura, porque a estrada é de areão e derrapa bastante, mas não foi necessário um carro 4x4, e sim um mais alto, para cruzar dois pequenos riachos.

Escolhemos um local para montar a barraca ao lado do carro, e virada para o nascer do sol. Neste ponto havia alguns locais preparados com pedras para fazer a fogueira. As crianças estavam empolgadas para tostar marshmallows na fogueira.

Decidimos passar a noite de sexta para sábado, porque ouvimos que na noite de sábado fica mais cheio, e foi uma boa escolha, éramos só nós naquela noite.


Visual do Lugar

O morro fica posicionado de frente para a Ponte Anita Garibaldi, esta obra de 2,8 km de extensão, construída sobre as Lagoas de Santo Antônio e do Imaruí e muito significativa para a mobilidade na região.

O visual que temos é da ponte, das lagoas, boa parte da cidade de Laguna e ao fundo o mar, nas Praias do Mar Grosso, Gi e Itapirubá. Além disso, o terreno é cravejado de rochas graníticas aparentes e de diversos tamanhos que dão uma magia ainda maior ao ambiente.


Momentos Especiais

Um ambiente lindo a qualquer hora do dia, ganha charme e cores especiais ao nascer e pôr do sol.

Embora a posição não permita observar o momento que o sol se põem o fim da tarde com suas lindas cores e as luzes se acendendo pela cidade proporcionam um ambiente inesquecível.

A noite que passamos no Bananal começou nublada, mas foi limpando conforme avançava. Era véspera de lua cheia, ela já estava linda e ia aparecendo por trás das nuvens. Durante a madrugada, com o céu bem limpo o ambiente era bem iluminado pela lua.

Nos programamos para levantar 5:50 e curtir o nascer do sol. Uma experiência de arrepiar. Os tons laranja e amarelo transformando aos poucos o céu da noite em um lindo céu azul foi um momento que sentamos e simplesmente apreciamos.


bottom of page