top of page

10 Cachoeiras da Grande Florianópolis

Atualizado: 12 de nov. de 2023

Bônus!! No final, além das 10 acrescentamos a Cachoeira da Buraca, em Biguaçu.


Muitas das praias da região de Florianópolis dispensam apresentações, são famosas por todo o mundo. Mas além das praias, há por aqui outras inúmeras belezas naturais e queremos apresentar uma linda lista de 10 cachoeiras em Floripa e cidades da região. Conheça a relação e coloque no seu roteiro.


Atenção! Antes de começar a leitura, não esqueça de sempre colocar a segurança em primeiro lugar.

  • Nenhuma das cachoeiras da lista têm serviço de salva vidas no local.

  • Algumas têm pontos de profundidade elevada.

  • Muito cuidado com as rochas, molhadas elas ficam escorregadias e submersas podem provocar acidentes caso você salte na água.

  • Atenção também à previsão do tempo, especialmente no verão as cabeças d’água são comuns em cachoeiras.

  • Evite a união bebida alcoólica + cachoeira

Nenhum clique vale sua vida.


Cachoeiras acessadas por trilha:

Florianópolis

Cachoeira da Gurita

Localizada no sul da Ilha de Santa Catarina, são duas opções de trilha para acessá-la.

Iniciando próximo a sede do Parque da Lagoa do Peri, com início no final da Rua Euclides João Alves. Tem 7 km de extensão (ida e volta) e requer um esforço extra porque pelo caminho há diversas passagens por rochas que demandam um pouco mais de habilidade e atenção. Já escrevemos sobre ela aqui no blog.

Ou então, é possível chegar até ela pela trilha que parte do Sertão do Ribeirão. Neste caso a trilha é de 2,8 km no total, partindo da Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, próximo ao Sítio Hortêncio.

O local é muito lindo, com duas quedas d'água que permitem o banho e rendem belas imagens. O esforço para chegar é recompensado com um bom banho nas águas cristalinas.


Cachoeira do Poção

Uma cachoeira linda, de fácil acesso, na região central de Floripa. Assim definimos a Cachoeira do Poção.

Localizada no Bairro Córrego Grande, para acessá-la é necessário percorrer uma trilha curta e tranquila, 2 km ida e volta.

A queda d’água de cerca de 8 metros de altura, forma em sua base um poço que atinge 3 metros de profundidade em alguns pontos. Aproveite com atenção.



Palhoça

Cachoeira do Retiro

Uma cachoeira localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, aos pés do Morro do Cambirela, na Estrada Geral da Guarda do Cubatão. Para acessá-la, partimos do camping (que oferece estacionamento e quiosque para churrasco) e caminhamos 5,1 km no total. Há cobrança do valor de R$ 20,00 por pessoa (2021).

Na cachoeira, um conjunto de três quedas d’água, com algumas áreas para banho e pontos de contemplação em um local cercado pela floresta por todos os lados.


Cachoeira do Jarrão

Mais uma cachoeira aos pés do Cambirela, a Cachoeira do Jarrão é acessada pela BR 101, altura do Posto Cambirela.

No total são 3,8 km de caminhada, pelos quais vamos margeando o rio, com várias áreas para banho. Atenção!! Há trechos onde a profundidade é bem grande.

Na cachoeira, conseguimos chegar próximo à queda d’água, onde há uma área para banho. Olhando para o outro lado temos um lindo visual da Ilha da Magia, emoldurada pela exuberância da floresta.

Há ainda um ponto mais acima que é possível acessar, onde há uma represa, porém neste local não é permitido entrar na água, por se tratar de um ponto de captação para consumo.


Santo Amaro da Imperatriz

Cachoeira do Rio Vermelho

Uma das mais lindas cachoeiras da nossa região, a Cachoeira do Rio Vermelho também está na área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e para chegar até ela percorremos uma trilha de 5,2 km no total. O início da trilha está a 8,5 km da BR 282. Atenção!! Quando for colocar no GPS escreva “trilha para Cachoeira do Rio Vermelho”, se digitar apenas “Cachoeira do Rio Vermelho” o navegador não irá te levar para o início da trilha.

Na caminhada, além de uma subida íngreme e curta, há um trecho que é necessário o apoio de cordas. Porém garantimos, uma jornada que vale a pena, o lugar é impressionante. O rio forma um conjunto de três grandes quedas d’água, a maior delas com 70 metros de altura. Há algumas áreas para banho, umas mais rasinhas e outras bem profundas.

Muita atenção à profundidade, à presença de pedras, caso queira mergulhar, e à correnteza do rio da primeira para a segunda queda.


Cachoeiras localizadas próximo a estrada

Antônio Carlos

Cachoeira da Mariana

A cidade de Antônio Carlos está a cerca de 35 km da capital, e a Cachoeira da Mariana a cerca de 15 km do Centro da cidade. Porém, após estacionar o carro, são 400 metros de caminhada para chegar à cachoeira.

Uma linda queda d’água e uma grande área para banho formam o cenário perfeito para aproveitar um dia em família.



Águas Mornas

Cachoeira da Ressurreição

Para chegar a Águas Mornas partindo de Florianópolis, é necessário um deslocamento de 45 km + 7 km até a cachoeira. Depois de estacionar o carro, uma caminhada curta, porém com um trecho íngreme.

A cachoeira, com 7 metros de altura, permite que a gente chegue até a queda d’água e oferece algumas áreas para banho.


São Pedro de Alcântara

Cachoeira do Salto

Primeira colônia alemã em Santa Catarina, a cidade de São Pedro de Alcântara está a 39 km de Florianópolis. Chegando na região central da cidade (vale uma visita) são mais 4 km até a cachoeira.

Na cachoeira há uma pequena ponte para pedestres, que nos leva até a área para banho. Uma grande laje de rocha permite também que a gente apenas sente e aprecie ou faça um piquenique.


São Bonifácio

Cachoeira da Dona Bebê

São Bonifácio é conhecida como a Capital Catarinense das Cachoeiras, cidade repleta delas, mas uma em especial nos encantou, a Cachoeira da Dona Bebê.

Localizada na área da Pousada Dona Terezinha, é possível apreciá-la da varanda do chalé, ou chegar até ela através de uma caminhada curta.


Biguaçu

Cachoeira do Amâncio

Biguaçu está localizada a cerca de 18 km da capital, porém a Cachoeira do Amâncio, localizada na área rural do município, está a 26 km do centro da cidade.

Mais uma cachoeira daquelas que estacionamos o carro e caminhamos poucos metros até alcançá-la e que fazem o combo, quedas d’água, área para banho e contemplação.


Cachoeira da Buraca*

Incluída em nov/2023.

Mais uma bela opção em Biguaçu, a Cachoeira da Buraca está na área do Parque Natural Municipal Serra de São Miguel.

Seu acesso é próximo a estação de tratamento de água da CASAN, no final da Rua Alberto Faganello, bairro São Miguel.


Para chegar até a cachoeira caminhamos por uma trilha de 1,3 km, alternando subidas, descidas e uma travessia de rio. Alcançamos a cachoeira pela parte mais alta e esse é um ponto de atenção importante, porque é necessário manter-se longe das bordas. As pedras ficam escorregadias e a queda é de aproximadamente 100 metros.

Na parte baixa, uma boa área para banho e contemplação.



Viu só quantas opções maravilhosas? Acredita que ainda há muitas outras aqui na região?

Se quiser saber mais detalhes sobre elas, entre em contato.



2.197 visualizações0 comentário
bottom of page