top of page

Guias de Turismo e Condutores Ambientais em Florianópolis e região

Uma pausa na trilha, enquanto o Guia de Turismo traz informações aos participantes

Cada pessoa tem uma percepção diferente da experiência turística, mas sabemos que o apoio profissional adequado, como do guia de turismo ou condutores especializados, pode contribuir para uma viagem inesquecível. Florianópolis e os municípios vizinhos: São José, Palhoça, Santa Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Governador Celso Ramos entre outros, são locais reconhecidos pelas belezas naturais, cultura e história. Porém, além dos roteiros tradicionais, há muitas opções menos conhecidas e com poucas informações sobre. Para se ter uma experiência imersiva completa, em Floripa e região, contar com guias de turismo e condutores ambientais torna a viagem muito mais intensa e recompensadora.


Opções de roteiros pela região

Tanto Floripa como os demais municípios da região contam com atrativos turísticos para todos os gostos. Quem gosta de turismo histórico pode visitar os centros históricos das cidades com suas igrejas e museus ou qualquer uma das antigas freguesias da Ilha, como Lagoa da Conceição e Ribeirão da Ilha. Se quiser aliar história e aventura, pode incluir uma trilha para as inscrições rupestres do Morro dos Ingleses ou fazer uma linda jornada de barco ou trilha para a Costa da Lagoa.

Turismo gastronômico? Temos também. Existem várias rotas gastronômicas, cada uma com seu charme. Se gosta de frutos do mar, essa é nossa especialidade. Floripa e região é reconhecida pela produção de ostras e mexilhões e os pratos com esses frutos do mar são muito procurados. A tainha entre maio e julho é um dos pratos mais procurados e remete aos primeiros moradores da nossa ilha.

Se quiser fazer uma trilha para conhecer os paraísos da nossa região, a parte Insular de Florianópolis e municípios como São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz contam com unidades de conservação, as quais exigem a presença de condutores ambientais cadastrados para conduzir grupos em suas trilhas, como é o caso do Parque Estadual do Tabuleiro e as trilhas das Unidades de Conservação geridas pela Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis.


Independente dos teus interesses na cidade, contar com um Guia de turismo em Florianópolis e região é uma experiência que transcende a simples visita turística, oferecendo aos visitantes uma imersão na cultura, história e beleza natural do destino.


O guia nos atrativos históricos urbanos

Na parte histórica urbana, o guia de turismo atua como um verdadeiro contador de histórias, revelando os segredos e curiosidades por trás dos monumentos, edifícios históricos e ruas pitorescas. Seu conhecimento permite contextualizar cada local visitado, fornecendo uma viagem no tempo na cidade ao longo dos séculos e destacando os eventos e personalidades que moldaram sua identidade única. Além disso, o guia é capaz de sugerir roteiros personalizados, adaptados aos interesses e preferências dos visitantes, garantindo uma experiência enriquecedora e memorável. 


O guia nos atrativos naturais

Guia sentada no topo do Cambirela, mostrando parte do visual da Baía Sul

Já nas trilhas e praias, o guia de turismo se transforma em um mentor da natureza, guiando os aventureiros por caminhos deslumbrantes e revelando os segredos escondidos das paisagens naturais. Sua experiência e conhecimento da flora, fauna e geografia local permitem uma exploração segura e informativa, enquanto suas histórias e lendas locais adicionam uma camada extra de fascínio à experiência. Ou seja, Guia de turismo em Florianópolis ou em outras regiões, pode oferecer um diferencial importante ao roteiro.


Guia de Turismo ou Condutor Ambiental?

No Brasil, a legislação prevê diferentes categorias de guias de turismo, cada uma com suas especificidades e competências. De acordo com a Lei nº 8.623/1993, que regulamenta a profissão de guia de turismo no país, as principais categorias são:


Guia de Turismo Regional: Este tipo de guia está habilitado a conduzir visitantes em uma determinada região turística, que pode ser um estado ou uma área geográfica específica. Eles são especializados em oferecer informações detalhadas sobre os atrativos locais, a história, a cultura e os costumes da região em questão. Estes são os profissionais autorizados e os mais preparados para conduzir turistas em Florianópolis e municípios vizinhos, pois tem um estudo aprofundado da natureza, história e cultura da nossa região.


Guia de Turismo Nacional: Estes guias têm permissão para conduzir grupos de turistas em excursões que abrangem múltiplas regiões do Brasil. Eles possuem conhecimentos abrangentes sobre a geografia, a história, a cultura e as características naturais do país.


Guia de Turismo Internacional: Esta categoria de guias está autorizada a atuar não apenas no Brasil, mas também em outros países. Eles possuem fluência em pelo menos um idioma estrangeiro e estão familiarizados com as necessidades e expectativas dos turistas internacionais.



É importante ressaltar que, para exercer a profissão de guia de turismo em qualquer uma dessas categorias, é necessário obter registro junto ao Ministério do Turismo, após a conclusão de um curso técnico, o conhecido CADASTUR. O cumprimento dessas regulamentações é essencial para garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados pelos guias de turismo no Brasil.


Algumas especializações podem ser realizadas como em atrativos culturais e atrativos naturais o que capacitam o guia de turismo em apresentar de forma ainda mais aprofundada os atrativos da região.


E qual a função do condutor ambiental?


Definida na Portaria Mtur 37 de 2021, a função do condutor ambiental é conduzir visitantes em unidades de conservação, como parques, reservas naturais, monumentos naturais, entre outros, com o objetivo de promover a interpretação ambiental, a educação ambiental e a conservação dos ecossistemas. O condutor ambiental atua como um guia especializado em questões relacionadas à flora, fauna, geologia, hidrografia e demais aspectos ambientais das áreas visitadas, fornecendo informações detalhadas sobre a importância ecológica dos locais, bem como orientações sobre condutas responsáveis e sustentáveis durante a visita.


Guias de turismo, condutores credenciados no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com a placa de orientação no início da Trilha do Cambirela

Ou seja, o condutor ambiental local é um especialista em determinada Unidade de Conservação. Detendo conhecimentos aprofundados da flora, fauna, geografia e história daquela UC e salvaguardando todo aquele patrimônio através de um turismo respeitoso e sustentável. Isso envolve não apenas a educação ambiental, mas também questões mais profundas como a capacidade de carga de cada trilha, ou seja, limitando o número de pessoas que passam por aquele local e consequentemente impactam a vida silvestre daquele ecossistema. O condutor ambiental pode conduzir dentro das unidades de conservação para as quais esteja cadastrado.


Nossos profissionais - Guia de turismo em Florianópolis e Santa Catarina

A Ilha da Magia e a região litorânea catarinense contam com uma história de mais de 5000 anos de habitação humana, com os sambaquieiros, depois os Jê e Guarani. Os primeiros europeus aportaram aqui em 1516 após uma história inusitada de antropofagia e naufrágio. Já no século XVII houve a fundação da Póvoa de Nossa Senhora do Desterro e o ataque pirata. Na sequência a vinda dos açorianos e suas histórias de bruxas que deram a alcunha à Ilha. Enfim, cada canto do nosso litoral traz consigo muito desse legado histórico cultural que pode ser conhecido, in loco, através de narrativas cativantes dos guias de turismo em Florianópolis e região.

Neste sentido, nós da Família na Trilha estamos muito bem servidos. Contamos com dois Guias de Turismo que também são Condutores Ambientais, ou seja, somos extremamente capacitados para proporcionar uma experiência única e aprofundada na história, cultura e meio ambiente da Ilha da Magia e de todo o litoral catarinense. Somos autorizados a atuar em dois importantes parques, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde ficam as famosas trilhas do Cambirela e do Vale da Utopia e no Parque Estadual da Serra Furada, onde fica o Circuito das Cachoeiras e a vista imponente da Serra Furada. Conheça um pouco mais sobre os nossos Guias/Condutores.

Guia de turismo auxiliando participante a vencer um obstáculo na trilha

Se você está planejando uma viagem inesquecível para explorar os encantos naturais e culturais de Floripa e região, conte conosco. Somos altamente qualificados e buscamos  oferecer uma experiência única e enriquecedora para os nossos clientes.  Nossos guias não são apenas especialistas locais apaixonados por compartilhar seus conhecimentos, mas também são comprometidos com a preservação e conservação das áreas naturais que exploramos. Ao escolher a Família na Trilha, você não apenas terá acesso a roteiros personalizados e exclusivos, adaptados aos seus interesses e preferências, mas também desfrutará de uma jornada segura, informativa e repleta de momentos memoráveis pois elaboramos nossos roteiros com amor. De trilhas deslumbrantes a praias paradisíacas, estamos prontos para guiá-lo em uma aventura única e inesquecível. Venha conosco e descubra o verdadeiro significado da palavra "experiência". 


Nós, da Família da Trilha somos Guias de Turismo Regionais Santa Catarina e Condutores Ambientais Locais. Então, conte conosco para montar seu roteiro exclusivo e venha conhecer Floripa e região de forma intensa, respeitosa e tenha uma experiência inesquecível.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page