top of page

Os Mirantes de Florianópolis

Atualizado: 13 de jun. de 2021

A cidade de Florianópolis é formada por extensas planícies que intercalam com um conjunto de morros das chamadas "Serras do Leste Catarinense".

Essa condição geográfica faz com que vários pontos da ilha sejam lindos mirantes naturais. Alguns possuem mirantes estruturados, outros são os mirantes que encontramos durante as trilhas.


Os Mirantes Estruturados

Entre os mirantes estruturados podemos citar 4:

  • Mirante do Morro da Cruz;

  • Mirante do Morro da Lagoa;

  • Mirante da Praia Mole;

  • Mirante do Morro das Pedras.

Para os 4 há estacionamento, e é possível chegar de carro bem perto, precisando caminhar bem pouco. Confira os detalhes.



Mirante do Morro da Cruz

Está localizado na região central da cidade, próximo às empresas de comunicação (se olhar de baixo verá um conjunto de antenas no alto do morro, é o Morro da Cruz.)

Do alto dele é possível observar o estreito, local onde ilha e continente mais se aproximam, e onde foram construídas as pontes. Também admiramos dali as duas baías, em especial a Baía Norte, ainda mais linda no fim de tarde (não é recomendado ficar no local à noite). Para o outro lado, o também belíssimo visual do manguezal do Itacorubi.


Mirante do Morro da Lagoa

Dirigindo do centro da cidade para a Lagoa da Conceição você vai precisar atravessar o Morro da Lagoa. No alto do morro está o Mirante da Lagoa.

Mais um visual de tirar o fôlego, é possível admirar uma grande parte da Lagoa da Conceição, o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa e ao fundo a Praia da Joaquina.


Mirante da Praia Mole

Entre a Lagoa da Conceição e a Barra da Lagoa, o Mirante da Praia Mole está localizado logo após a praia de mesmo nome. O visual desse mirante é todo da Lagoa da Conceição, em sua parte menos habitada, e os morros cobertos de vegetação que a cercam.




Mirante do Morro das Pedras

Localizado no Sul da ilha, este mirante está em uma propriedade particular, a Casa de Retiros Vila Fátima mas o acesso é livre em horários pré estabelecidos. Aqui a vista é para a Lagoa do Peri e a Praia da Armação. Visitamos esse lugar algumas vezes, e as lembranças estão apenas na memória, não tiramos fotos.


 

Mirantes nas trilhas

Os mirantes que listamos até agora são lindos, mas a gente gosta mesmo é de chegar aos mirantes naturais que acessamos através das trilhas.


No Norte da Ilha





Morro das Aranhas e Pedra do Marimbondo

Localizado entre as Praias do Santinho e Moçambique.


Morro dos Ingleses

Na chamada Pedra da Porca, no canto do sul da Praia dos Ingleses, com vista para as praias do Santinho e Ingleses.


Caminho do Rei

Está no morro entre a Praia Brava e Ponta das Canas, no Norte da Ilha. Fomos a este local para contemplar o pôr do sol. Temos um post contando detalhes sobre essa experiência (clique aqui).


Morro do Rapa

No acesso a Praia Brava, com vista para a Lagoinha do Norte, Ponta das Canas e a Praia Brava.


Barra do Sambaqui

Próxima a Estação Ecológica de Carijós. Com uma vista fantástica da Ilha de Ratones e do Pontal da Daniela.


Morro do Forte

Localizado entre a Praia do Forte e da Daniela. Visual para a Praia de Jurerê, outro ângulo do Pontal da Daniela e para as ilhas de Anhatomirim e Ratones.


 

No Leste da Ilha





Mirante da Boa Vista

Morro da Galheta, no caminho entre a Barra da Lagoa e a Praia da Galheta.


Trilha do Gravatá

Durante a trilha, na chamada Pedra do Urubu.


 

No Sul da Ilha





Morro da Coroa

Na paradisíaca Praia da Lagoinha do Leste.




Morro do Lampião

Localizado na Praia do Campeche, com visual incrível da Ilha do Campeche e um nascer do sol mágico.


 

Gostaram das sugestões dos mirantes aqui de Floripa?

Se você estiver indo pra região da Serra Gaúcha, RS, no Vale dos Vinhedos, confira o post da nossa amiga Elizabeth Werneck.



bottom of page