top of page
Foto do escritorFamília na Trilha

Trilha em Governador Celso Ramos SC

Praia de Palmas – Ilhéus – Sissial

Governador Celso Ramos é um município localizado na microrregião de Florianópolis, a cerca de 50 km da capital. Cidade litorânea, possui inúmeras e belíssimas praias.

Nossa aventura iniciou no canto sul da Praia de Palmas. Estacionamos próximo ao Camping Palmas das Gaivotas e começamos a caminhada em um pequeno acesso em frente ao Condomínio Deitos.

A trilha alterna trechos planos com outros mais acidentados e algumas subidas exigem um pouco mais de esforço, mas ainda assim, a mais alta tinha aproximadamente 60 metros de aclividade, não achamos muito difícil.

Do alto da primeira subida era possível admirar a Praia do Cipó (mais uma linda praia de Governador), não descemos até ela nessa oportunidade e pelo que pesquisamos ela só "aparece" conforme a maré.

A primeira parada foi na Praia dos Ilhéus, depois de 1,7 km de trilha. Quando chegamos tinha apenas um surfista e um casal que tinha acampado ali. Essa parada foi rápida, pois ainda queríamos chegar à Praia do Sissial. Olhando para o canto sul da Praia dos Ilhéus já é possível ver a trilha para a próxima praia.

Neste segundo trecho foi mais 1,4 km de trilha. Tivemos o prazer de cruzar dois pequenos riachos que ajudaram a refrescar. Nos trechos sem cobertura florestal o calor pega forte (ou seja, leve água suficiente para garantir uma boa hidratação). Especialmente no trajeto entre Ilhéus e Sissial a vegetação fica um pouco mais fechada, se a pequena não estivesse na mochila, ia sumir no meio das folhas (nem preciso dizer que as perneiras foram companheiras importantes. Temos um post aqui falando sobre a importância delas).

Na Praia do Sissial foi nossa segunda parada, onde fizemos um pequeno lanche. Também uma linda praia, mas estava mais cheia que Ilhéus.

Retornamos pela mesma trilha e paramos para um mergulho em Ilhéus. Aqui atenção!! O mar é uma delícia, mas é um mar com ondas que atraem surfistas e não há salva vidas, então entre com cuidado.

Não dava vontade de sair da praia, o dia estava lindo e o mar incrível, mas já estava ficando muito quente e a hora do almoço se aproximava, então foi só um mergulho e seguimos.

Iniciamos às 8 horas e voltamos pro carro ao meio dia. Ao todo foram 6,3 km de caminhada, e a certeza que queremos voltar a esse paraíso.

7 Comments

Tamara Cerqueira
Nov 28, 2020

Excelente essa dica de trilha em Governador Celso Ramos/SC. As praias são de enorme beleza, natureza nos presenteia com lindas vistas, esplêndidas paisagens!

Mais uma trilha cheia de belezas em SC. Adorei ler sobre essa aventura em Governador Celso Ramos.

viajesempacote
Nov 22, 2020

Muito legal um lugar desse pertinho de Floripa. Adorei as dicas do post.

viajesempacote
Nov 22, 2020

Acho incrível levar as crianças nas trilhas