top of page

Trilha em Governador Celso Ramos SC

Praia de Palmas – Ilhéus – Sissial


Governador Celso Ramos é um município localizado na microrregião de Florianópolis, a cerca de 50 km da capital. Cidade litorânea, possui inúmeras e belíssimas praias.

Nossa aventura iniciou no canto sul da Praia de Palmas. Estacionamos próximo ao Camping Palmas das Gaivotas e começamos a caminhada em um pequeno acesso em frente ao Condomínio Deitos.

A trilha alterna trechos planos com outros mais acidentados e algumas subidas exigem um pouco mais de esforço, mas ainda assim, a mais alta tinha aproximadamente 60 metros de aclividade, não achamos muito difícil.

Do alto da primeira subida era possível admirar a Praia do Cipó (mais uma linda praia de Governador), não descemos até ela nessa oportunidade e pelo que pesquisamos ela só "aparece" conforme a maré.

A primeira parada foi na Praia dos Ilhéus, depois de 1,7 km de trilha. Quando chegamos tinha apenas um surfista e um casal que tinha acampado ali. Essa parada foi rápida, pois ainda queríamos chegar à Praia do Sissial. Olhando para o canto sul da Praia dos Ilhéus já é possível ver a trilha para a próxima praia.


Neste segundo trecho foi mais 1,4 km de trilha. Tivemos o prazer de cruzar dois pequenos riachos que ajudaram a refrescar. Nos trechos sem cobertura florestal o calor pega forte (ou seja, leve água suficiente para garantir uma boa hidratação). Especialmente no trajeto entre Ilhéus e Sissial a vegetação fica um pouco mais fechada, se a pequena não estivesse na mochila, ia sumir no meio das folhas (nem preciso dizer que as perneiras foram companheiras importantes. Temos um post aqui falando sobre a importância delas).

Na Praia do Sissial foi nossa segunda parada, onde fizemos um pequeno lanche. Também uma linda praia, mas estava mais cheia que Ilhéus.

Retornamos pela mesma trilha e paramos para um mergulho em Ilhéus. Aqui atenção!! O mar é uma delícia, mas é um mar com ondas que atraem surfistas e não há salva vidas, então entre com cuidado.

Não dava vontade de sair da praia, o dia estava lindo e o mar incrível, mas já estava ficando muito quente e a hora do almoço se aproximava, então foi só um mergulho e seguimos.



Iniciamos às 8 horas e voltamos pro carro ao meio dia. Ao todo foram 6,3 km de caminhada, e a certeza que queremos voltar a esse paraíso.


bottom of page